O Teatro Vila Velha foi fundado pela Sociedade Teatro dos Novos, primeira companhia profissional de teatro da Bahia, em 1964. Desde então, o Vila, além de ter a Companhia Teatro dos Novos como seu grupo, acolheu outros importantes grupos artísticos como o Teatro Livre da Bahia, o Teatrinho Chique-Chique, o Viladança, o Vilavox, a Companhia Novos Novos, A Outra, o NATA (Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas), a Cia Teatro da Queda, a Supernova Teatro, e tem hoje, como residentes, a Companhia Teatro dos Novos e o Bando de Teatro Olodum.
Além dos grupos, no Vila, atua também o Núcleo Viladança, responsável pela programação de dança do Teatro. A sofisticação estética de suas companhias e o trabalho inovador de pesquisa e formação fazem do Vila Velha um patrimônio da Cidade de Salvador e da cultura brasileira. Um gerador de energia criativa que alimenta experimentos e públicos de diversas linguagens artísticas.
Desde sua fundação é um local de pensamento criativo e de inovação de práticas de convergências de diferentes criadores e linguagens. O Teatro atrai, dialoga e amplifica as ideias e intenções da arte como crítica ao presente e sonho de futuro, de inúmeros desejos de públicos e artistas, que nele sabem que encontrarão sempre um espaço de expressão, de liberdade e de aprendizado.
O Vila recebe diariamente diversos públicos, desde espectadores de seus espetáculos, ou de espetáculos abrigados pelo local, artistas de diferentes linguagens, participantes de seus cursos e oficinas, pesquisadores de teatro e arte, além do público de artes visuais. O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.