Núcleo Viladança

Criado em 13 de abril de 1998 pela coreógrafa Cristina Castro, o Viladança é o primeiro grupo de dança residente do Teatro Vila Velha e foi gestado por um projeto anterior, também coordenado por Cristina Castro em colaboração com as dançarinas Rita Brandi e Selma França: o Bailavila.

 

Tendo como proposta a comunhão entre diversas linguagens artísticas e a verificação da dinâmica cultural em uma perspectiva contemporânea, o Viladança mostra a seriedade de sua proposta ao promover  – sem apelos fáceis – o diálogo entre a cultura local e a universal, através da dança contemporânea.

 

Já no seu primeiro espetáculo, Sagração da Vida Toda, em 1998, a companhia bateu recorde de apresentações em Salvador e recebeu da FUNARTE – Fundação Nacional das Artes o Prêmio Mambembe de Revelação Nacional, num reconhecimento do público e da crítica especializada.

 

A partir daí, foi laureada em diversos editais de incentivo a dança e mais recentemente conquistou o reconhecimento da UNESCO através do Prêmio Unesco de Fomento das Artes, pela sua criatividade  e desempenho técnico.

 

Com a criação e as atividades do Viladança, Cristina Castro mostra que é possível uma renovação estética, a partir de um olhar atento para as tradições culturais locais e da descoberta de sua contemporaneidade.

 

Já no seu quinto ano de existência, o Viladança iniciou a sua carreira internacional apresentando-se no Festival Brasil Move Berlim. No mesmo ano, através de intercâmbio cultural entre o Goethe Institut, Teatro Vila Velha e Teatro Burghof Lörrach, produziu e realizou temporadas de apresentações do espetáculo Caçadores de Cabeças (Headhunters), uma parceria inédita entre as diretoras Cristina Castro e Helena Waldmann.

 

A cada nova produção, o Viladança mostra a sua capacidade de recriar a própria linguagem, sem se acomodar a fórmulas que deram certo em seu repertório ou no vocabulário coreográfico. A pesquisa de movimentos e o processo criativo do grupo são desenvolvidos através do desafio de novas técnicas, sedimentadas em conexão direta com a arte contemporânea e a transversalidade das linguagens artísticas.

 

Seus dançarinos se reciclam em técnicas diversas que vão do balé clássico à capoeira, danças regionais, canto, atletismo, teatro, perna-de-pau, percussão, rapel. E participam ativamente no processo criativo de sua diretora/coreógrafa, num diálogo continuo.

 

Em 2004, a companhia estreou o musical infanto-juvenil Da Ponta da Língua à Ponta do Pé, abrindo um Programa de Formação de Platéia para as Artes Cênicas totalmente voltado para crianças e adolescentes.

 

Aos poucos, tornou-se claro que a diluição de fronteiras escapa ao âmbito dos espetáculos e deve orientar também projetos de interação com diversas comunidades. Assim, surgiram projetos como o Improvilação, o EIC e o Mês da Dança no Vila, além de intercâmbios, oficinas e formação de plateia: ações que visam a levar a dança a estudantes das redes pública e privada de ensino e a camadas da população que normalmente não têm acesso ao teatro.

 

À medida em que ampliou a sua gama de ação, as características e objetivos do Viladança superaram os de uma companhia e passaram a abranger não apenas a criação de espetáculos, mas uma rotina de planejamento e fomento de atividades de dança. Surgia assim o Núcleo Viladança.

 

 
 

Prêmios e Editais

2020: Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

2016: Manutenção de Grupo / Petrobras

2016: Edital Iberescena / FUNARTE - Ministério da Cultura e Governo Federal

2015: Manutenção de Grupo / Petrobras

2015: Edital O Boticário na Dança, via Lei Rouanet/ Ministério da Cultura e Governo Federal

2014: Manutenção de Grupo / Petrobras

2014: Edital O Boticário na Dança, Via Fazcultura/ Governo da Bahia

2013-2011: Manutenção de Grupo / Petrobras

2011: Demanda Espontânea do Fundo de Cultura do Estado da Bahia

2010-2009: Manutenção de Grupo / Petrobras

2008: Edital Correios /Montagem de espetáculo

2005: Prêmio Funarte-Petrobras de Fomento à Dança

2003: Prêmio UNESCO (Prize to Promote the Arts)

2003: EnCena Salvador, Prêmio Teatro e Dança /Fundação Gregório de Mattos

2002: EnCena Brasil-Prêmio Circulação/ FUNART, MINC e SATED

2001: EnCena Brasil – Prêmio Circulação / FUNARTE, MINC

2000: Edital de incentivo à Dança /Fundação Cultural do Estado da Bahia

1999: Edital incentivo à Dança /Fundação Cultural do Estado da Bahia

1998: Troféu Mambembe/ Companhia revelação / FUNARTE

1998: Edital de Incentivo a Dança /Fundação Cultural do Estado da Bahia

1998: 1998: Prêmio Estímulo a Espetáculos de Sucesso em 98/ FUNARTE, MINC e SATED

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Teatro Vila Velha