Good / Looking

Residência Artística #1

Estreia: 26 de junho de 2015
Salvador. Bahia. Brasil

 

Residência Artística promovida pelo Núcleo Viladança, entre maio e junho de 2015, com os coreógrafos Marko Fonseca e Raúl Martínez (Los INnato/Costa Rica)

 

Resultado:

“Good / Looking” é um espetáculo baseado na “exposição” e na “vulnerabilidade” humanas. Cinco indivíduos se encontram num espaço cotidiano, onde compartilham seus medos, sonhos e pudores – espaço que se transforma em cenário e que permite o retorno aos sentimentos reais, deixando máscaras ou aparências para trás. O jogo com o que é pessoal é a base desta criação cênica.

 

Coreógrafos

O coletivo Los INnato foi fundado por Marko Fonseca e Raúl Martínez no ano de 2009. Ambos estudaram no Conservatório El Barco e trabalharam em diferentes companhias da Costa Rica. O coletivo conta com mais de 10 espetáculos cênicos, apresentados tanto na América Latina quanto na Europa. Atualmente, eles mantêm um trabalho de pesquisa e colaboram com diferentes artistas da área, ministram oficinas de inPRACTICAL (movimento contemporâneo – partnering) e fazem parcerias em diferentes centros educativos, tanto na Costa Rica como fora do país.

Artistas residentes

Em maio de 2015, cinco artistas foram selecionados através de audição pública para participar da primeira Residência do Núcleo Viladança.

Seu primeiro breve contato com a dança surgiu quando tinha 12 anos, através de um grupo de hip-hop. Depois, adotou o yoga como estilo de vida. Faz parte da Universidade LIVRE do Teatro Vila Velha, na qual sua formação como ator inclui o contato com outras linguagens artísticas, inclusive a Dança – sobretudo a dança afro.

Realizou espetáculos de dança contemporânea e balé clássico com o Grupo Êxtase de Dança, no qual atuou como bailarino de 2010 a 2013. Neste período, trabalhou com o maître cubano Reynaldo Muniz e com coreógrafos como Mário Nascimento, Alex Neoral e Fernando Martins. Atualmente, é intérprete-criador do Balé Jovem de Salvador, professor da Escola de Dança da FUNCEB e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia, onde pesquisa as relações entre composição coreográfica e tecnologias digitais.

Teve seu primeiro contato com a Dança através da dança de salão, com o professor Jaime Arôxa, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Graduou-se em Dança pela Universidade Federal de Viçosa (MG). Trabalhou como bailarino do Grupo de Dança Primeiro Ato por dois anos. Teve contato com a Mimulus (Cia. e Escola de Dança) e com vários profissionais renomados, como Betina Bellomo, Suely Machado, Jomar Mesquita e Paulinho Babreck. Hoje, na Bahia, atua como intérprete-criador do Balé Jovem de Salvador, além de lecionar Artes em escolas formais para o ensino fundamental I e II na região.

É bailarino formado pela Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Foi bailarino convidado para os 50 Anos da Gala Clássica da Ebateca, em que dançou o Fausto – Noite de Walpurgis do coreógrafo Michael Lavrovsky e Grand Defilé do coreógrafo Carlos dos Santos, Répétiteuse: Juliana De-Vecchi. Interpretou Sertania da coreógrafa Lia Robatto e Sagração da Primavera de Oscar Araiz no BTCA Memória. Atualmente integra ao Balé Jovem de Salvador sob a direção geral de Matias Santiago. Já fez parte do grupo Experimental de Câmara do Projeto Axé (G.E.C.A).

natural da Alemanha, é estudante do curso de Licenciatura/Bacharelado em dança pela Universidade Federal da Bahia e integrante de um grupo de danças urbanas composto só por mulheres, BrasilStyleBgirls – Extensão Salvador, cuja primeira encenação foi aprovada pelo edital Quarta que Dança 2014, na rúbrica “dança de rua”. Em 2012 e 2013, tornou-se bolsista do estúdio Physio Pilates e integrou o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, que se apresentou em Salvador, Camaçari, São Paulo e Bogotá/Colômbia. Atua como dançarina, professora e coreógrafa na Fundação Cultural do Estado da Bahia e no Centro Cultural do Ensaio, alem de administrar oficinas de Dancehall em Salvador e via The MasterWorkshopClass, Vai Ferver! e IndepenDance – eventos de danças urbanas (2013 e 2014 Campina Grande, PA e Pipa, RN, Brasil).

Ficha técnica

Direção do espetáculo: Marko Fonseca e Raúl Martínez (Los INnato)
Intérpretes-criadores: Ariel Oliveira, Guilherme Fraga, Jônatas Raine, Lukas de Jesus, Viola Luise (Luba)
Figurino: Coletivo
Iluminação: Luiz Guimarães
Trilha Sonora: Los INnato
Edição de áudio: Caio Terra
Realização: Núcleo Viladança
Direção Geral e Artística: Cristina Castro
Direção de Produção: Luiz Antônio Sena Jr.
Produção Executiva: Bergson Nunes
Assistência de Produção: Diego Moreno


Apresentações

Teatro Vila Velha – Salvador/BA
Farol da Barra – Salvador/BA
Virada Cultural – São Paulo/SP
La Machine Festival de Calle – San José/Costa Rica
Gala SóLODOS en Danza – Barva/Costa Rica
Espacio Conexiones – San Antonio de Belen/Costa Rica